• Foto do escritorDra. Denise Lima

Novo medicamento para prevenção do VSR

Mamãe, uma novidade importante!

A Academia Americana de Pediatria liberou o uso do Anticorpo Monoclonal NIRSEVIMAB para prevenção do Vírus Sincial Respiratório, principal causador da Bronquiolite.

O nirsevimab foi aprovado pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA em 17 de julho de 2023.

E o que isso tem de bom Ped?

A bronquiolite é uma infecção viral aguda das vias aéreas inferiores, especificamente dos bronquíolos, que são as vias aéreas menores nos pulmões e é frequentemente causada pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

Essa doença é mais comum e potencialmente mais grave em bebês menores de 2 anos, especialmente em lactentes prematuros.

Os sintomas iniciais da bronquiolite podem assemelhar-se aos de um resfriado comum, como coriza, espirros e tosse. No entanto, a condição pode progredir para sintomas mais graves, com dificuldade respiratória e necessidade de hospitalização e muitas vezes UTI.

O VSR é responsável por até 75% das bronquiolites.

É altamente contagioso e é transmitido principalmente por meio de gotículas respiratórias quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Também pode ser transmitido pelo contato direto com superfícies contaminadas.

As infecções por esse vírus geralmente ocorrem durante o outono e o inverno, contribuindo para o aumento dos casos de infecções respiratórias nesses períodos.

Ainda não existe vacina contra esse vírus.

O que existe de prevenção é um medicamento, que é um anticorpo monoclonal, responsável por reduzir os quadros graves de bronquiolite.

Até o momento tínhamos apenas disponível o Palivizumabe, que no Brasil, só é liberado pelo SUS em situações específicas como: bebês prematuros extremos ou com cardiopatia congênita ou doença pulmonar crônica.

Por isso a boa notícia:

Esse novo Anticorpo monoclonal vem com recomendação de uso para TODOS OS BEBÊS MENORES DE 8 MESES e não apenas com comorbidade e mostrou redução de 75% na contaminação pelo vírus.

Deve ser usado nos meses que antecedem o maior risco pelo VSR, ou seja, antes do outono/inverno

Em agosto de 2023 passou a ser recomendado no Calendário Vacinal na Europa e nos EUA (a dose lá começará a ser aplicada agora, já que o outono/inverno deles começam em setembro.

Essa notícia nos enche de esperança que logo esse novo medicamento chegará ao Brasil e ao calendário vacinal, diminuindo o risco de hospitalizações e complicações graves que a Bronquiolite ainda causa em nossos bebês.

NÃO É UMA NOTÍCIA PARA SE COMEMORAR?

Dra. Denise Lima 🌺

Médica Pediatra e Oncologista