• Foto do escritorDra. Denise Lima

Resfriados: Quando se preocupar?

Com dias frios chegando, aumenta as ocorrências de infecções das vias aéreas superiores (IVAS). Enquanto isso, sintomas como tosse, febre, coriza e dores de garganta ainda confundem muito as mamães, pois ainda é difícil saber quando é somente um resfriado ou quando é uma gripe, pensando nisso entenderemos melhor a diferença entre eles e quando se preocupar! ⠀

➡️ O primeiro passo é saber diferenciar entre gripe e resfriado. A gripe é causada pelos vírus influenza (tipos A ou B) e geralmente apresenta febre alta, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca, podendo durar até duas semanas.

➡️ Já o resfriado é causado por diferentes vírus, sendo os mais comuns o rinovírus, parainfluenza e o vírus sincicial respiratório (RSV). Os sintomas do resfriado são mais leves e duram menos tempo do que a gripe, em média cerca de quatro dias. Os sintomas incluem tosse, congestão nasal, coriza, dor no corpo, febre baixa e dor de garganta leve.

➡️Como tratar? O próprio sistema de defesa do organismo combate a infecção, e a medicação é usada para aliviar os sintomas. Portanto, repouso e ingestão de líquidos (enquanto o bebê aceitar) são importantes. Para os bebês que estão sendo amamentados, o leite materno é essencial! A febre pode ser controlada com antitérmicos e medicamentos antivirais podem ser indicados em casos mais graves ou em pacientes com fatores de risco específicos.

É fácil confundir os sintomas e suspeitar que um resfriado possa ser uma gripe. Nestes casos, mamãe, é recomendado conversar com um Pediatra e seguir as instruções fornecidas para o tratamento.

Aproveita esse post e compartilhe com outras mamães!

Dra. Denise Lima 🌺

Médica Pediatra e Oncologista