
Volta e meia recebo a seguinte pergunta: "Ped, meu bebê pode beber suco de fruta a partir dos seis meses?”
Por mais que antigamente, o suco de fruta era oferecido livremente aos bebês. Atualmente os sucos de fruta são contraindicados para crianças menores de um ano.
O suco de frutas, quando feito, perde a parte mais importante da fruta que é a fibra.
Ao ingerir a fruta in natura, a ingestão de fibras é garantida.
O suco de fruta, mesmo que natural e sem adição de açúcar, é processado, e nesse momento perdemos as fibras presentes na fruta. Outros nutrientes ainda estão ali, é fato, mas não tantos quanto a fruta in natura.
Além disso, quando o bebê toma suco ele acaba ingerindo grandes quantidades de frutose, que é o açúcar da fruta, que mesmo sendo mais saudável que o açúcar branco, não deve ser consumido em grandes quantidades.
A fruta in natura possui em sua composição frutose (açúcar), vitaminas, fibras, minerais e compostos bioativos muito importantes para o desenvolvimento e crescimento infantil.
A recomendação é evitar o suco de fruta e sim oferecer a fruta in natura, seja cortadinha em pedaços ou amassada com um garfo.
Durante o período da introdução alimentar, as frutas devem ser apresentadas ao pequeno em pedaços ou inteira. Com isso, além de experimentar seu bebê vai conhecer os alimentos e extrair o máximo de nutrientes possível.
Deixe que seu filho toque, morda, sinta a textura e o sabor de cada item.
Então antes do primeiro ano do seu pequeno, nada de sucos de fruta. Ok?
Gostou dessa dica? Envia esse post para outra mamãe.
Dra Denise Lima 🌺
Médica Pediatra e Oncologista
Pediatria Integrativa e Funcional
CRM-SC 15519 | RQE 10820 | RQE 13152
Comments