Buscar
  • Dra. Denise Lima

Por que se sujar é importante para a saúde das crianças? 


Em algum momento da vida você já deve ter ouvido de alguém a seguinte frase: “deixa a criança se sujar, faz bem!”. Mas o que isso quer dizer?

Por mais que a imunidade infantil seja mais frágil, principalmente nos primeiros momentos da vida, colocar seu filho em uma redoma para protegê-lo de toda e qualquer infecção não é a medida ideal. A não exposição impede que os pequenos estimulem e fortaleçam as defesas do organismo. ⠀ O contato com alguns microorganismos ensina o sistema imunológico, ainda em fase de desenvolvimento, a funcionar corretamente. É dessa forma que as crianças criam anticorpos e melhoram sua resistência para quando tiverem que enfrentar uma infecção mais complexa. ⠀

O excesso de higiene pode contribuir para o aparecimento de alergias e doenças auto imunes. ⠀ ⠀ Isso NÃO significa que os pais devem deixar seus filhos livres na sujeira. O exagero é maléfico nos dois extremos. O ideal é buscar equilíbrio e leveza. Para isso, deixe que seu filho brinque, sozinho ou com outras crianças. ⠀


Brincadeiras ao ar livre são ricas em estímulos sensoriais e ajudam as crianças no desenvolvimento da concentração, regulação emocional e melhora das habilidades motoras e cognitivas. É importante que possamos permitir as crianças de brincar livremente, sem se preocupar com horário, sujeira ou manchas nas roupas. ⠀ ⠀ Não esqueça: ensine a criança a não levar sujeiras à boca e a maneira adequada de lavar as mãos após se divertir. Ah, os alimentos não devem entrar na brincadeira.


Aproveito para passar uma ótima receita de imunidade: altas doses de banho de mangueira, rolar na grama com o cachorro, pés descalços e muita diversão em meio a natureza.

Dra Denise Lima Médica Pediatra e Oncologista Pediatria Integrativa e Funcional CRM-SC 15519 | RQE 10820 | RQE 13152

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo