top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra. Denise Lima

Mitos e verdades sobre dentinhos.


Separeis alguns MITOS E VERDADES sobre o nascimento dos dentinhos no consultório:

🔹Meu bebê de 3 meses baba muito, acho que vai nascer dente! MITO. A criança baba porque aumenta a produção de saliva neste período, não tem relação com o dente.

🔹Meu filho fica mexendo na orelha, pode ser sinal de dente nascendo? VERDADE. Quando o dente está para nascer, existe uma dor reflexa na região da orelha que pode incomodar um pouco o bebê.

🔹 Dente nascendo dá febre alta? MITO. Pode ocorrer uma hipertermia (temperatura um pouco elevada), porém não está associado a febre alta.

🔹 Dente nascendo dá diarreia? EXISTE UMA CERTA VERDADE. O nascimento dos dentinhos provoca liberação de substâncias inflamatórias que podem deixar o intestino um pouco mais solto.

🔹 Anestésicos são os melhores remédios para dor dos dentes nascendo? MITO. O famoso gel anestésico pode trazer perigos graves para o bebê. Os mordedores geladinhos e o picolé de leite materno ainda são as melhores opções.

🔹 Colar de âmbar melhora a irritabilidade da erupção dentária? MITO. Não existe, até o momento, nenhuma comprovação cientifica para o uso do colar e ele pode ainda trazer riscos como enforcar o bebê ou ainda ter suas bolinhas engolidas.

🔹 Bebê não pode usar flúor no creme dental? MITO. Desde 2009 já é recomendado seu uso, inclusive antes do primeiro ano, pela Sociedade de Odontologia. O importante é lembrar que a quantidade não deve ultrapassar um grão de arroz cru.

Lembre-se: A primeira consulta ao dentista deve ocorrer antes de 1 ano e ajuda na saúde dos nossos pequenos.

Dra Denise Lima Médica Pediatra e Oncologista Pediatria Integrativa e Funcional CRM-SC 15519 | RQE 10820 | RQE 13152

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page