Como construir um relacionamento saudável com nossos filhos e, ao mesmo tempo, ensinar-lhes uma alimentação saudável? Esse tipo de questionamento, com certeza, já foi feito pela maioria das mamães e papais, afinal, a alimentação é um dos grandes desafios quando se trata de ensinar a importância de uma dieta balanceada para os pequenos.
O programa de disciplina positiva, construído através de gentileza e firmeza, norteia os pais para uma criação sem punição, castigos ou violência. A ideia principal é construir um relacionamento saudável entre pais e filhos baseado, sobretudo, na empatia, conversa, confiança e encorajamento. Nesse sentido que é possível encontrar outras formas de resolver os problemas, sem deixar marcas negativas nos relacionamentos
Mas e na alimentação, como esse conceito pode ser aplicado?
Ao invés de ser permissivo demais (deixando que ele coma apenas o que gosta, sem apresentar outras possibilidades) ou autoritário demais (exigindo que coma tudo o que está no prato, por exemplo) tente encorajar para que ele prove alimentos novos e, também, desenvolva o seu instinto de saciedade.
Converse! Crie contratos com o seu pequeno, expondo os prós e contras. Sugira que a opinião da criança seja exposta. Isso será muito mais eficaz do que simplesmente impor tudo.
Se coloque na realidade da criança. Será que ela sabe se está ou não com fome? Questione e o ajude a refletir sobre.
Dra. Denise Lima 🌺
Médica Pediatra e Oncologista
Pediatria Integrativa e Funcional
CRM-SC 15519 | RQE 10820 | RQE 13152
Comments